Os impactos da maternidade tardia: os desafios do dia a dia e o mercado de trabalho

13_17-11_blog

O mercado de trabalho é marcado pela alta competitividade e essa característica é ainda mais expressiva quando se trata da mulher. Nesse sentido, um fator que expõe essa situação é a maternidade tardia, que acontece quando há a gestação após uma idade relativamente avançada. A consequência disso para a mulher, no contexto profissional, podem ser diversos desdobramentos, positivos e negativos. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar a você os impactos da maternidade tardia e os seus desdobramentos para a vida da mulher no mercado de trabalho. 

O que caracteriza uma gravidez tardia? 

Muitas vezes, principalmente nos últimos anos, as mulheres têm aberto mão de uma construção familiar, priorizando a sua vida profissional ou outros planos que não envolvem a maternidade, postergando essa fase para um momento de maior estabilidade ou disponibilidade. 

Nesse contexto, embora existam diversas controvérsias teóricas sobre o que é considerado ou não uma gravidez tardia, a maioria dos especialistas convergem para a ideia de que é aquela que acontece após os 35 anos de idade da mulher. O que tem sido algo muito frequente nos dias atuais. 

A mães maduras brasileiras 

Para termos uma melhor ideia do cenário brasileiro, segundo pesquisa divulgada pelo Datasus, no país, nas últimas duas décadas, o número de mulheres que foram mães após os 40 anos aumentou cerca de 49%. Na faixa etária de 30 e 39 anos, por sua vez, o aumento foi de 61,4%. 

É importante salientar que o avanço da medicina e a mudança no estilo de vida ao longo dos anos propiciaram às mulheres uma maior segurança gestacional, com cada vez menos chances de risco, tanto para a mãe, quanto para o bebê. 

O que muda na rotina dessas mulheres? 

A maternidade é algo que modifica radicalmente a vida de qualquer mulher. E, tratando-se das mulheres acima dos 35 anos, isso pode ser mais evidente. Geralmente, essas mulheres já possuem relativa estabilidade profissional e gozam de autonomia financeira, o que é algo positivo. 

No entanto, elas precisam ajustar a sua rotina para a chegada de um bebê que modificará a sua vida para sempre. Dessa forma, inúmeros desafios podem surgir, sendo essencial a essas mulheres contar com uma rede de apoio composta pelo seu companheiro e sua família. 

Quais os desafios enfrentados pelas mães maduras no ambiente de trabalho? 

Um corpo que concebe um neném aos 25 anos é diferente daquele de 40. As alterações hormonais e o próprio envelhecimento do corpo faz com que as mulheres mais maduras tenham menos disposição física, não apenas no processo de cuidados com seus filhos, mas também, na conciliação entre maternidade e vida profissional. 

Desigualdade de gênero e preconceito 

Hoje, mesmo ocupando postos de trabalho e, muitas vezes, em cargos de chefia, as mulheres ainda estão longe de ter uma realidade equiparada à dos homens, principalmente àquelas que são mães. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quando ainda não têm filhos, 7 em cada 10 homens em idade ativa estão no mercado de trabalho, contra menos da metade das mulheres nessa mesma situação, o que representa uma diferença de 21%. 

Já quando estamos falando de mães, essa desigualdade mais que dobra, passando a ser de quase 50% de diferença. Podemos então, dizer que o mercado ainda tem dificuldade de incluir essas pessoas nos postos de trabalho. 

Quais as vantagens da maternidade tardia? 

Apesar de contar com inúmeras dificuldades, principalmente no que se refere à inserção no mercado de trabalho, adiar os planos de formar uma família pode ter suas vantagens. Veja algumas delas: 

  • Maturidade: depois dos 35 anos de idade, já conseguimos colecionar experiências de vida que nos torna mais maduras. Isso pode ser benéfico no processo de criação do seu filho e em como você enxerga essa nova fase em sua vida; 
  • Vida profissional estruturada: uma das razões para as mulheres postergarem a maternidade é priorizar a sua vida profissional. Isso pode trazer uma maior estabilidade financeira para uma fase que demanda muitos gastos; 
  • Cognição do bebê: segundo um estudo publicado pelo International Journal of Epidemiology, crianças de mães, com a idade de 35 a 39 anos, costumam ter um resultado significativamente melhor em teste cognitivo do que as demais. 

Como a FirstHug pode ajudar nos desafios da gestante no dia a dia do trabalho? 

A FirstHug auxilia empresas a estreitarem ainda mais os laços emocionais com suas colaboradoras e familiares, levando carinho, atenção e informação no momento mais especial de suas vidas. Desse modo, age de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa, desenvolvendo um kit para que ela possa presentear suas colaboradoras e familiares no momento do nascimento do bebê. 

Isso mostrará o quanto suas funcionárias são especiais e essenciais ao pleno funcionamento da organização. Entre em contato e conheça nossos serviços!

Inscreva-se em nosso blog

Receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail

A First Hug precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.