6 dicas do que todo pai de primeira viagem precisa saber

06_06-10_blog

A notícia da chegada de um novo integrante da família causa muita euforia e emoção, pois é um momento único na vida dos pais, uma nova rotina e um recomeço de tudo aquilo que viviam antes do bebê.

Os desafios da maternidade envolvem tanto a mãe, quanto o pai, até porque não é apenas a mulher que engravida, mas sim o casal. A experiência da gestação é compartilhada também com o futuro pai e sua presença desde os primeiros momentos na vida deste pequeno bebê faz toda a diferença para o seu desenvolvimento emocional saudável, além de criar vínculos afetivos importantes entre pai e filho.

1. A mudança de casal para família

Com a notícia da chegada de um bebê muitas instabilidades podem ocorrer, e manter equilíbrio emocional neste momento é primordial, pois é a partir deste instante que um laço afetivo é criado, no qual os pais deixam de ser um casal e tornam-se família.

Assim, alguns papéis deverão ser bem definidos entre os parceiros para que haja harmonia neste momento delicado. Ter um relacionamento estável com sua parceira ou seu parceiro é primordial para administrar as novas tarefas que irão surgir ao longo desta trajetória.

Os primeiros meses são aqueles em que a mulher mais precisará de ajuda para recuperar todo o cansaço da gravidez, e após o parto será o momento em que ela mais precisará da ajuda do pai com as tarefas diárias e cuidados básicos com o seu filho ou filha. 

Ser um pai presente faz toda a diferença na vida da mãe e do bebê, por isso é importante ter um papel ativo, cuidando do seu bebê e, acima de tudo, entender que nos primeiros meses após o nascimento da criança a sua parceira estará menos disponível com seus compromissos matrimoniais e mais à disposição com as necessidades do recém-nascido.

Até porque o bebê recém-nascido ao sair da barriga da mamãe se depara com uma realidade totalmente nova da que vivenciava, e o que mais lhe ajudará a se sentir seguro e protegido serão os momentos com a mãe, seja durante a amamentação ou nos cuidados diários. Mas, não se sinta excluído! É primordial que você faça parte destes momentos e se aproxime dos dois com um abraço carinhoso, por exemplo, que demonstre aconchego e amor. 

No decorrer dos dias e meses os pais vão perceber que as relações e mudanças passam a se tornar a nova rotina do casal, tomando forma uma nova forma de relacionamento entre a mãe, o pai e o bebê. E lembre-se a forma como os pais se comportam entre si, é tão importante quanto a maneira em que agem com o filho ou filha. Portanto, desempenhar um bom papel na vida da sua companheira evidencia cada vez mais uma influência positiva como pai. 

Se você não é papai de primeira viagem, possivelmente será mais fácil para você e sua parceira se adaptarem às mudanças que ocorrerão ao longo da criação de um filho ou filha. Mas, é essencial que os pais fiquem de olho em como os filhos mais velhos irão reagir ao novo bebê.

2. Pai de primeira viagem? Saiba a importância que a figura paterna tem na vida de uma criança

Estudos indicam que a partir de 16 semanas de gestação, o bebê já pode “ouvir” as interações externas e, com isso, os pais podem começar a ter os primeiros diálogos. Assim, o pai poderá ter seu primeiro contato com o filho ou filha mesmo dentro do ventre materno, criando os primeiros laços entre os dois. 

É fundamental a participação paterna no desenvolvimento do bebê desde os primeiros momentos para que ele se sinta acolhido e seguro no ambiente familiar, gerando ainda maior estabilidade emocional. 

Naturalmente durante a gestação as atenções são mais voltadas às mães, pois elas precisam de todo apoio e afeto no desenvolvimento da gravidez, aliás este é um momento desafiador e intenso. Desta maneira, o período dos 9 meses de gestação será quando a mamãe mais necessitará dos cuidados e amparo do pai como rede de apoio para que ela e o bebê tenham equilíbrio necessário para evoluírem. 

Para além dos primeiros anos de vida, mas também ao longo da vida, a preseça paterna faz toda a diferença na criação, e a sua ausência influencia diretamente na maneira como essa criança irá lidar com seus relacionamentos pessoais, familiares e profissionais. O abandono paterno gera um sentimento hostil e desfavorável a criança e futuro adulto. 

3. Como agir nos primeiros meses de gestação

Os primeiros meses de gestação da mulher são os mais difíceis, não é nada fácil vivenciar todas as mudanças hormonais por trás da gravidez. 

Por isso, além dos cuidados básicos você precisa ser participativo! Um bom pai é aquele que está presente e sempre proativo, que cuida do seu bebê, dá carinho, e acima de tudo, coleciona momentos de diversão e alegria tornando-os mais que especiais, únicos.

Seja atuante e acompanhe todo o desenvolvimento do bebê, esteja presente nas consultas de pré-natal e exames necessários, tire suas dúvidas com o obstetra para se sentir mais seguro e trilhar mais tranquilamente este caminho da paternidade, envolvendo-se cada dia mais com a sua família e cuidando um do outro. 

4. O que fazer no dia a dia com o primeiro filho?

Há algumas dicas que podem ajudar a se adaptar melhor com a mudança de rotina que virá com a chegada do bebê, por isso esteja aberto às opções que possam surgir. Ser pai é se reinventar todos os dias, é ter uma mistura de sentimentos e emoções.

A paternidade é construída no dia a dia, tente todos os dias edificar os laços entre você e seu filho ou filha durante a rotina, os momentos de qualidade vividos a dois incentivam e estimulam a relação entre pais e filhos.  

Confira algumas dessas dicas:

  • Ajude a mãe do bebê na sua recuperação;
  • Intercale os turnos de cuidados noturno;
  • Auxilie com os banhos e trocas de fraldas;
  • Incentive a mamãe na amamentação, pois não é uma tarefa fácil;
  • Brinque com o seu bebê e tenha momentos para se lembrar o resto da vida. 

Ser pai representa amar, cuidar e zelar. A figura paterna é essencial para a vida do bebê, e o processo de cuidado quando vivido em família pode gerar frutos para vida toda com novas descobertas a cada dia. 

5. Licença-paternidade

Ah, e não se esqueça que com o nascimento do seu bebê você tem direito a licença-paternidade. Utilize esse tempo para compartilhar bons momentos com seu bebê e ajudar nas atividades diárias. 

Gostou deste conteúdo? A FirstHug quer estar presente com você em todos os momentos! Nós valorizamos cada conquista da sua família, venha conosco nessa caminhada. Apresente nosso Blog para sua empresa e seja valorizado como você merece.

Inscreva-se em nosso blog

Receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail

A First Hug precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.