Saber como escolher kit berço para o seu filho pode ser um desafio se você for mamãe de primeira viagem. Afinal, o que realmente interessa nessa escolha? A beleza e a qualidade dos materiais é suficiente?
Caso você esteja nessa jornada e ainda não tenha encontrado o que precisa, agora está no post focado somente no que interessa para a sua saúde e para a do seu bebê.
As principais perguntas que precisam ser respondidas são: Você e o seu bebê vão conseguir dormir bem com esse kit? Só o conforto é resolve? Enfim, são várias dúvidas que te deixam tensa, não é? Mas fique tranquila que isso tudo vai acabar agora. Confira!
Qual a importância de um kit berço?
Um kit berço é um conjunto de itens essenciais que compõem um berço seguro, confortável e adequado para a saúde respiratória do seu bebê. Acertar em todas essas características é praticamente 100% do caminho.
Além disso, a escolha certa gera uma série de benefícios para o ambiente familiar. É normal que os bebês permaneçam mais da metade do dia dentro do berço. Ou seja, seria horrível para você saber que ele está em um lugar inseguro ou desconfortável, concorda?
Como funciona o sono do bebê?
Bebêzinhos dormem várias vezes ao dia e normalmente em ciclos de aproximadamente três horas. Além disso, há dois tipos de sono que são o profundo e o leve.
Ao dormir profundamente, o nenê relaxa o corpo, fica com as mâozinhas abertas e demonstra um semblante tranquilo e sorridente. Esse tipo de sono é extremamente benéfico para a saúde do bebê e ele precisa estar em um berço seguro e confortável.
Já o sono leve é um pouco mais agitado e é perceptível por sinais como mãozinhas fechadas, testa franzida, movimentações frequentes e respiração irrgular.
Como escolher o kit berço ideal para o sono do bebê?
É importante focar em alguns aspectos e observar a qualidade dos materiais. O ideal é escolher itens feitos em percal, piquet e matelassê que são de alta qualidade. Entre as principais peças de um kit berço, destacamos:
- cabeceira para proteger a cabecinha do nenê;
- laterais que são compostas de almofadas compridas para evitar que o bebê se machuque nas grades;
- peseira no final do berço;
- edredom para cobrir o bebê;
- trocador formado em plástico para colocar o bebê; dentre outros.
Escolha um kit seguro
O primeiro ponto é a segurança acima de tudo. Bebêzinhos não têm reflexo, ainda não se movimentam com desenvoltura e correm riscos de asfixia, queda ou de prender bracinhos ou perninhas em grades. Alguns dos pontos principais dessa parte são:
- escolher produtos com selo do InMetro;
- observar as amarras das laterais e cabeceiras;
- atestar a qualidade das peças.
Considere o conforto
Escolha colchões firmes e impermeáveis para mais conforto. É muito comum que algum xixi vaze em determinado momento e se o colchão não estiver preparado, pode até gerar mofo e prejudicar a saúde do bebê. Os colchões mais firmes são importantes para a coluna do bebê.
Priorize a saúde respiratória do bebê
Outro aspecto fundamental é sobre a saúde respiratória do bebê. Nesse ponto, prefira modelos confeccionados em tecido 100% algodão para evitar alergias.
Os tecidos precisam ser antialérgicos e anti mofo para evitar problemas respiratórios. Bebezinhos normalmente estão em fase de imunidade e desenvolvimento respiratório pulmonar.
Confira todas as dicas de kit berço que preparamos para você e seu bebê, seguindo nossas redes: Facebook, Instagram e LinkedIn!